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O Pilates é um método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. Mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento dos músculos encurtados e a fortificação dos músculos fracos do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O método prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável em todas as idades, por atletas profissionais a pessoas sedentárias, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o praticante tem sua auto-estima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade.

É um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta, você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios que devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, tais como: Lader-Barrel, Reformer, Cadillac e Step-Chair. As aulas de Pilates são adaptadas para as limitações de cada indivíduo, com grande repertório de exercícios, aulas únicas que evitam a monotonia e, construção de uma postura correta e natural.

Com tudo, podemos dizer que os benefícios do Pilates consistem em: alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros; melhorar a postura; tonificar a musculatura profunda do abdômen; trabalhar a percepção do corpo e da mente; prevenir e recuperar lesões; reduzir o “stress” e aliviar as tensões; deixar sua coluna mais forte e flexível; melhorar a área de movimento das articulações; melhorar a circulação sanguínea; aumentar a coordenação e o equilíbrio; corrigir sobrecargas e alinhar os músculos; melhorar a mobilidade e a agilidade; complementar o treino esportivo; melhorar o visual do corpo e a auto-estima.

Na Studio Clinica FuncionALL Treinamento Inteligente, a fisioterapeuta Bruna Eschiletti Corrêa de Oliveira e especialista em traumato-ortopedia funcional e esportiva é a responsável técnica por todo esse excelente trabalho.

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